.
1) O que é?
A Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e à análise das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções. Como pré-requisito para a especialidade, são necessários 2 anos de residência de Clínica Médica e, então, mais 2 anos de residência em Endocrinologia.
Essa é uma especialidade eminentemente ambulatorial, com poucas urgências e eventuais internações para acompanhamento dos pacientes que evoluem com alguma descompensação clínica.
2) Como é o dia a dia?
O dia a dia do endocrinologista pode, às vezes, ser solitário, pois por ser uma especialidade ambulatorial, a maior parte do tempo o endócrino está no consultório frente a frente com o paciente.
Na minha prática, escolhi estar vinculada a um hospital geral, onde faço parte da equipe de Endocrinologia e atendo uma gama variada de patologias, já que várias outras especialidades interagem entre si.
Além disso, a atividade acadêmica ajuda a enriquecer meu cotidiano. Temos um serviço com Residência Médica e a preceptoria dos residentes com certeza ajuda a nos manter sempre atualizados. E é claro, o atendimento no meu consultório, completa o meu cotidiano.
3) Oportunidades de trabalho:
As oportunidades de trabalho são variadas:
- Atendimento em ambulatório/consultório
- Médico responsável pelo setor de provas funcionais em laboratórios de análises clínicas
- Aulas para graduação e pós graduação em endocrinologia
- Parecerista em hospital geral
4) Número de especialistas:
No momento, temos aproximadamente 4.300 endocrinologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
5) Curiosidade(s):
– A descoberta da tireoide é atribuída a Thomas Warton, em 1656, enquanto realizava uma pesquisa sobre glândulas. Na época, acreditava-se que a função da tireoide era apenas estética. Somente no século XIX, foi possível confirmar sua importância.
6) Especialidades correlacionadas:
A Endocrinologia interage com diversas outras especialidades, destacando-se principalmente a Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, além da Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia.
7) Área de atuação:
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as principais áreas de atuação do endocrinologista são as seguintes:
- Andropausa
- Colesterol e Triglicerídeos
- Crescimento
- Diabetes
- Distúrbios da Menstruação
- Distúrbios da Puberdade
- Doenças da Glândula Supra-Renal
- Doenças da Hipófise
- Excesso de Pelos
- Obesidade
- Osteoporose
- Reposição Hormonal da Menopausa
- Tireoide
8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:
Para os estudantes interessados em seguir por esta jornada, estejam preparados para estudar bastante fisiologia e Clínica Médica, pois assim vocês estarão construindo uma a base sólida para um futuro brilhante como endocrinologistas.
*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes